sexta-feira, 4 de maio de 2012

Black Friday Ciudad del Este

Gente,
saiu uma reportagem no jornal Folha de São Paulo  sobre a Black Friday, que acontecerá na Ciudad del Este, portanto eu postei para que vocês obtenham mais informações além daquelas já postada aqui no blog.
Outro jornal que falou sobre o evento foi a Gazeta do Povo, e a reportagem também segue abaixo. Postei também um vídeo, com o lançamento oficial do evento em Cascavel.
Beijos e boas compras, com descontos é claro! Beijos
Mais informações: http://www.blackfridaypy.com/ e https://www.facebook.com/BlackFridayCDE




30/04/2012 - 14h49

Black Friday leva descontos a Ciudad del Este, no Paraguai

DE SÃO PAULO

Um dos principais centros de compra da América do Sul realizará a primeira edição da Black Friday, data conhecida por concentrar grandes ofertas em diversas lojas.
Cerca de 700 estabelecimentos de Ciudad del Este, no Paraguai, oferecerão descontos que vão de 20 a 70% entre os dias 10 e 13 de maio. A expectativa é comercializar US$ 100 milhões em produtos nos quatro dias.
Com o objetivo de atrair turistas e aumentar as vendas no período de baixa temporada na região, integrantes da Câmara do Comércio de Tecnologia da Informação (CCTI) de Ciudad del Este farão duas edições anuais da grande queima de estoques, uma em maio e outra em novembro.
Jorge Saenz/Associated Press
Pessoas carregando compras em Ciudad del Este; ao fundo, anúncio da Black Friday, que acontecerá em maio
Pessoas carregando compras em Ciudad del Este; ao fundo, anúncio da Black Friday, que acontecerá em maio
Juan Ramirez, vice-presidente do CCTI e idealizador do evento, disse que a ideia surgiu das viagens que realiza para Nova York e Miami (EUA), onde os descontos chegam a parar o país. "O efeito Black Friday é sensacional. Não temos nada na América do Sul que se compare ao que acontece nos Estados Unidos e na Europa. As pessoas dormem na fila para comprar um iPad com 40% de desconto, por exemplo."
De acordo com a organização, até agora, cerca de 700 estabelecimentos já se cadastraram e irão fornecer descontos em mais de 20 itens por loja. Como em outras ações do tipo, não são todos os produtos que entrarão na promoção, apenas aqueles que forem selecionados pelas lojas participantes. As lojas funcionarão em horários especiais. A maioria ficará aberta das 6h às 21h durante os quatro dias.
O reposicionamento dos últimos anos transformou a região de Foz do Iguaçu em um destino turístico completo e impactou o comércio paraguaio, que agora investe no varejo.


Liquidação à moda da fronteira
Black Friday de Ciudad del Este, a primeira megapromoção da cidade, terá quatro dias e foi idealizada para reavivar o comércio, que perdeu 70% do movimento em seis meses

24
Publicado em 02/05/2012 | DENISE PARO, DA SUCURSAL FOZ DO IGUAÇU
A cidade paraguaia que ganhou o título de meca dos sacoleiros na década de 1990 e chegou a ser o terceiro polo comercial do mundo, atrás de Miami e Hong Kong, hoje recorre a promoções para atrair consumidores. Pela primeira vez na história, Ciudad del Este prepara uma megaliquidação, a Black Friday. Tradição nos Estados Unidos, onde é realizada na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças, a Black Friday do Paraguai está marcada para os dias 10, 11, 12 e 13 de maio. As lojas participantes prometem descontos de 20% a 70% em pelo menos 14 mil produtos.
A perspectiva dos comerciantes é tirar Ciudad del Este de uma fase ruim e faturar cerca de US$ 150 milhões nos quatro dias. Hoje o comércio arrecada ao ano US$ 2,5 a 3 bilhões ao ano, uma cifra aquém da média de US$ 12 bilhões registrada entre 1982-1994, no auge das vendas alimentadas pelo vai e vem de sacoleiros. O movimento, segundo a Fedecamaras, organização que reúne empresários radicados no Paraguai, caiu 70% nos últimos seis meses.
Do Paraguai a Miami
O diretor executivo da Fedecamaras, Juan Santamaría, elenca uma série de fatores que contribuíram para a derrocada do comércio nos últimos anos, apesar da boa cotação do dólar para os brasileiros – que correspondem a cerca de 85% dos clientes. Para Santamaría, a saúde financeira das famílias do Brasil está comprometida, e parte dos consumidores começou a conter os gastos. Por outro lado, quem tem condições de comprar começa a apostar em outros destinos. “O Brasil cresceu e as pessoas aprenderam a comprar. Hoje o brasileiro vê Ciudad del Este como o último destino para as compras. Ele prefere Nova York e Miami”, diz.
O brasileiro Adaílton Avelino, diretor da Aprocon, uma associação de defesa do consumidor do Paraguai, diz que as vendas estão em decréscimo desde 2008 e parte do quadro deve-se a nova realidade brasileira, em especial no setor de informática. “Muitos produtos começaram a ser fabricados no Brasil”.
Idealizador da megaliquidação e vice-presidente da Câmara de Comércio e Tecnologia de Ciudad del Este, Juan Ramirez diz que o evento será realizado agora porque coincide com um período fraco de vendas no comércio paraguaio e com o Dia das Mães. Cerca de 700, das 4,3 mil lojas, já confirmaram a participação, incluindo as mais tradicionais, voltadas para turistas. Cada casa comercial tem de oferecer ao consumidor pelo menos 20 tipos de mercadorias. As lojas ficarão abertas das 6h às 21h . Os comerciantes esperam atrair pelo menos 5 mil paraguaios e 15 mil brasileiros no período. Hoje, nos dias de baixa movimentação comercial, exceto nas quartas e sábado, os consumidores brasileiros não passam de 1 mil.
Renovação
A Ciudad del Este erguida sob a labuta diária dos sacoleiros vindos do Brasil hoje tem outra cara. O microcentro de importados começa a ganhar o tom de um destino turístico-comercial. A reforma da aduana paraguaia e a construção de um shopping que funciona à noite renovaram a fachada da cidade. Além do Aprocon, onde consumidores lesados podem reclamar, há dois anos foi criada a Polícia de Turismo, para atender abusos cometidos nas ruas contra os compristas.
Os sacoleiros, que, no passado, representavam cerca de 90% dos consumidores, hoje são menos da metade. O comércio paraguaio quer capitalizar e atrair mais turistas, no embalo do momento promissor do turismo em Foz do Iguaçu, que fechou 2011 com 1,7 milhão de visitantes. Há 10 anos, o número era de 468.546.




Nenhum comentário:

Postar um comentário